Eu A-D-O-R-O crochê!!!
Amo ver uma casa decorada com lindas pecinhas feitas de crochê...
E os joguinhos então....
Ultimamente, tenho sentido saudades de crochetar, pois na correria do dia-a-dia não encontro tempo...
O crochê é uma arma terapêutica para mim... Me traz paz, entro num mundinho em que tudo é mais tranquilo...
Será que ainda encontramos pessoas interessadas em aprender crochê?
Pensando nisso, farei alguns posts sobre o assunto.
Vamos aprender?
Encontrei esse INCRÍVEL tutorial, é completo!
Não tem como não aprender... (No final do post eu coloquei o link da página).
Espero que você tente e consiga!
Deixe a sua criatividade transbordar!
Iniciando o Crochê - Materiais e Instruções Básicas
Os pontos de crochê são baseados em quatro pontos principais. Cada um deles é simples e muito fácil de aprender. No mundo todo, mulheres e crianças estão crochetando por prazer, lazer e meio de obter lucros.
Os dedos aprendem logo o ritmo, de modo que uma pessoa pode crochetar e conversar ao mesmo tempo. O crochê poderá se tornar interessante para toda a vida, ocupando um tempo vago e dando satisfação em uma hora de lazer.
Agulha de crochê Somente dois objetos são necessários para começar o crochê - uma agulha e um novelo de linha. As agulhas de crochê são feitas em alumínio ou aço e vêm numa variedade de tamanho. As grossuras são definidas pelo diâmetro da agulha em milímetros, ou pela identificação de números. a foto desta página é um guia para as grossuras das agulhas fornecidas na marca CORRENTE, que ajudarão você a se familiarizar com os vários tamanhos. As receitas de crochê recomendam sempre qual a grossura da agulha a ser empregada - agulhas finas para linhas finas, agulhas mais grossas para linhas mais grossas.
Acessórios Essenciais
Agulhas Tapestry para bordar, usadas para cerzir as pontas e unir as costuras. Tesoura para cortar os fios. Uma fita métrica para medir o trabalho.
Abreviaturas
As abreviaturas são usadas para os pontos de crochê e alguns procedimentos:
• corr - correntinha
• pb - ponto baixo
• mpa - meio ponto alto
• pa - ponto alto
• sp - espaço
• pt - ponto
• pbx - ponto baixíssimo
• rep - repita
• ult - último
• seg - seguinte.
• corr - correntinha
• pb - ponto baixo
• mpa - meio ponto alto
• pa - ponto alto
• sp - espaço
• pt - ponto
• pbx - ponto baixíssimo
• rep - repita
• ult - último
• seg - seguinte.
Asterisco *
Repita as instruções que seguem o asterisco tantas vezes quantas especificadas.
Parêntesis ()
Repita as instruções entre os parêntesis tantas vezes quantas especificadas.
Tensão
A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente antes de começar o trabalho, pois somente a tensão correta assegurará o tamanho certo da peça terminada. Antes de iniciar o trabalho, siga a recomendação dada na receita sob o título de "Tensão". A palavra tensão é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos dentro de uma medida fornecida. Esta informação é importante já que ela estipula o tamanho terminado da peça que você vai confeccionar. Como um exercício prático, sugerimos que você confira sua tensão como segue, Faça uma amostra com 25 corr e trabalhe 2 carreiras de pa. Coloque um alfinete em cada lado dos 15 pa centrais conforme ilustrado e meça a largura . Se a medida for maior do que 3 cm você deve trabalhar o ponto mais apertado. Se for menor do que 3 cm, você deve trabalhar mais frouxamente. Continue conferindo até conseguir a largura correta. Se necessário, troque a grossura da agulha para conseguir a tensão correta.
Correntinha da Volta
Ao fazer modelos de crochê, você encontrará nas receitas, freqüentemente uma instrução " l corr, volte", ou "3 corr, volte". Isto algumas vezes acontecerá no fim de uma carreira, porém refere-se aos pontos que vão formar o começo da carreira seguinte. As carreiras de crochê variam de altura e estas correntinhas para voltar, possibilitam a crocheteira a começar a carreira seguinte com a agulha posicionada na altura correta.
Arrematando
No fim das receitas, as instruções serão dadas para arrematar. Para fazer isto, corte o fio cerca de 5 a 8 cm do trabalho, puxe a ponta solta através da laçada restante na agulha e puxe o fio firmemente. Esconda ou cirza as pontas pelo avesso nas costas do trabalho cuidadosamente.
Iniciando
Antes devemos saber como segurar a agulha e manusear o fio. Em crochê ambas as mãos são usadas, com a direita - ou a mão com que se trabalha - fazendo a maior parte do trabalho. A outra mão segura o fio e controla a tensão do ponto.
A.
A.
Segurando a agulha - A agulha pode ser presa por baixo da mão como mostra a foto A, ou nos dedos, como mostra a foto B. Experimente ambos os modos para descobrir que método é mais confortável para você. Note que nas fotos o gancho fica virado para baixo.
B.
Segurando o fio - A mão esquerda (ou a direita) controla o deslizar do fio do novelo e os dedos mantêm a tensão. Observe a foto C e enrole o fio ao redor e entre seus dedos conforme a foto, ao redor do 5º dedo, entre o 4º e o 3º, e por cima do indicador. Nós sugerimos que você segure o trabalho entre seu polegar e o indicador e regule a tensão do fio com o dedo médio.
C.
Canhotos - Pessoas canhotas usam algumas vezes a agulha de crochê em sua mão direita, particularmente se estão acostumadas a usar facas ou garfos naquela mão. Se você usar sua mão esquerda como a mão com que trabalha normalmente, poderá seguir as instruções e as imagens, encostando este livrete junto a um espelho.
Fazendo um Nó Corrediço
Para começar o crochê você precisa de um nó corrediço na agulha. O fio é usado direto do novelo.
Fig 1 - Cruze a ponta do fio fazendo uma laçada, com o fio do novelo por cima, introduza a agulha e apanhe a parte comprida do fio.
Fig 2 - Puxe o fio através da alça para formar uma laçada.
Fig 1.
Fig 2.
Correntinha (corr.)
O primeiro ponto em qualquer modelo de crochê é a "correntinha básica".
Com a agulha nesta primeira laçada, passe a agulha por baixo do fio, apanhe o fio e puxe-o através da laçada na agulha. (fig. 1)
Fig. 1
Assim fica uma correntinha feita.(fig 2)
Fig. 2
Continue a passar a agulha por baixo do fio, apanhe o fio e puxe-o através da laçada na agulha para fazer outra correntinha.(fig 3)
Fig 3
Faça as correntinhas, contando-as à medida que for trabalhado e movendo sua mão esquerda para mais perto da agulha de vez em quando para segurar a correntinha que você fez. Pratique, fazendo correntinhas até que cada corrente fique do mesmo tamanho das outras, para fazer um trabalho uniforme.
A partir de agora usaremos uma abreviatura para "correntinha" - "corr". Você será instruída como segue: faça 20 corr.
Dicas sobre o trabalho
1 - À medida que cada correntinha é feita., mantenha os pontos que você acabou de fazer entre o dedo e o polegar da mão esquerda, junte à agulha. Quando cada laçada é feita, ela pode ser apertada com o levantar do dedo que regula a tensão do ponto. Assegure-se que a laçada não fique muito apertada - a agulha precisa sempre ter espaço para puxar a laçada através da outra laçada, facilmente.
2 - Ao contar as correntinhas, não conte o nó corrediço ou a laçada ainda na agulha (vide figura).
2 - Ao contar as correntinhas, não conte o nó corrediço ou a laçada ainda na agulha (vide figura).
3- Nas receitas todos os pontos de crochê são feitos, introduzindo-se a agulha por baixo das 2 laçadas superiores do ponto da carreira anterior, como na correntinha básica, a não ser que haja instruções ao contrário. A receita indicada se isto não for necessário.
Ponto Baixo (pb.)
O ponto baixo é um ponto muito útil que produz um trabalho compacto e de aspecto sólido, e é também uma boa base para a elaboração de pontos abertos. Para começar a carreira seguindo de pb, é necessário somente uma única corr para voltar a fim de deixar a agulha na posição da altura correta para começar a carreira seguinte. Faça 21 corr.
O primeiro ponto é executado na 2ª corr. A contar da agulha.
Fig. 1 - Introduza a agulha através da corr. Assegurando-se de que a apanha 2 laçadas na agulha. Fio por cima da agulha.
Fig. 1 - Introduza a agulha através da corr. Assegurando-se de que a apanha 2 laçadas na agulha. Fio por cima da agulha.
Fig. 1
Fig 2 - Puxe o fio através da laçada. Existem agora 2 laçadas na agulha. Fio ao redor da agulha.
Fig. 2
Fig 3 - Puxe o fio para trás através de ambas as laçadas na agulha. Existe agora 1 laçada na agulha.
Fig. 3
Isto completa o primeiro Ponto Baixo (pb). Continue trabalhando em cada ponto como nas Fig 1 a 3 até o fim da carreira. Você terá 20 pb na carreira.
Ponto Baixo - Segunda Carreira
Para estar preparada para começar a 2ª carreira, você precisa fazer uma única corr para obter a altura correta do primeiro ponto da carreira seguinte e chama-se Ponto de Correntinha de Volta.
Fig 4 - Faça uma corr (corr da volta). Vire seu trabalho ao contrário e continue trabalhando, mantendo a agulha na mão direita.
Fig. 4
Fig 5 - Introduza a agulha por baixo das 2 alças no alto do último ponto da carreira anterior.
Fig. 5
Continue trabalhando em cada ponto até o fim da carreira como nas Fig 1 a 3 e, então trabalhe novamente a Fig 4.
A última foto abaixo tem carreiras de Ponto Baixo feitas em tons laranja, com a textura compacta formando uma base pontos mais abertos.
A última foto abaixo tem carreiras de Ponto Baixo feitas em tons laranja, com a textura compacta formando uma base pontos mais abertos.
Meio Ponto Alto (mpa)
O Meio Ponto Alto é um ponto mais alto do que o Ponto Baixo e tem uma aparência mais texturizada. Devido à sua altura, são necessárias 2 corr. No início de uma carreira para a agulha ficar na posição correta para fazer o ponto seguinte. Faça 22 corr.
Fig 1 - Fio ao redor da agulha (identificada daqui em diante com "laç" - laçada). Introduza a agulha na 3ª corr a contar da agulha (por baixo das 2 alças).
Fig. 1
Fig 2 - Lace puxe através da corr - 3 alças na agulha, laç.
Fig. 2
Fig 3 - Puxe a agulha através de todas as 3 laç na agulha, deixando assim 1 laç na agulha. Isto completa o primeiro Meio Ponto Alto.
Fig. 3
O ponto seguinte e os pontos subseqüentes são trabalhados como segue: introduza a agulha no ponto seguinte e repita até o fim da carreira como as Fig 1 a 3. Você deverá ter 20 mpa em sua carreira.
Fig 4 - Faça 2 corr e vire o trabalho para o avesso, mantendo a agulha na mão direita.
Fig.4
Meio Ponto Alto - Segunda Carreira
Faça agora o primeiro mpa na 2ª carr no alto (por baixo das 2 laçadas superiores) do último mpa da carreira anterior.
Fig 5 - Continue desta maneira até o fim da carreira, fazendo o último mpa no primeiro mpa da carreira anterior.
Fig. 5
Na foto ao lado, os mpa foram feitos na cor amarela.
Ponto Alto (pa)
O Ponto Alto é um dos mais versáteis e úteis dos pontos de crochê. Eles ajudam a formar rapidamente um desenho e podem ser feitos em uma variedade de formações de pontos. Por causa de sua altura, são necessárias 3 corr no começo de uma carreira para alcançar com a agulha a posição correta para fazer o ponto seguinte.
Faça 22 corr.
O primeiro ponto é feito na 4ª corr a contar da agulha.
Fig 1 - Fio ao redor da agulha (laç) e introduza a agulha por baixo das 2 laç da corr.
Fig. 1
Fig 2 - Lace puxe a agulha para trás através das alças - 3 alças na agulha. Laç.
Fig. 2
Fig 3 - Puxe a agulha para trás através das primeiras 2 alças somente na agulha. Sobram 2 alças. Laç.
Fig. 3
Fig 4 - Puxe a agulha através de ambas as alças, completamente assim o 1º Ponto Alto. O pa seguinte é executado na seguinte corr, repetindo as Fig 1 a 4.
Continue desta maneira, fazendo 1 pa em cada corr até o fim. Você deverá ter 20 pa, contando as 3 corr do começo da carreira como 1 pa, 3 corr, volte.
Fig. 4
Fig 5 - Pule o primeiro pa e, então, faça um pa no pt seguinte.
Continue a fazer 1 pa em cada pa até o fim da carreira.
Fig. 5
Fig 6 - faça o último pa na 3ª das 3 corr da volta no começo da carreira anterior.
Fig. 6
Na última foto ao lado são mostradas carreiras de Ponto Altos feitos em verde escuro.
Grupos
Os pontos que você aprendeu até agora podem também ser executadas em grupos a fim de criar desenhos e efeitos interessantes. Um destes é o grupo (veja a foto ao lado).
Um grupo consiste de 2 ou mais pontos feitos de modo a serem unidos no alto. Neste exemplo, estamos fazendo grupos de "3 Pontos Altos".
Faça 23 corr.
Carr Básica: Faça 1 pb na 2ª corr a contar da ag, * 2 corr, pule 2 corr, 1 pb na seg corr; rep de * até o fim da carr, 3 corr, volte, (7 espaços com 1 pb em cada lado).
Começando os Grupos - 1ª Carr: * laç, introduza a ag no espaço, laç e puxe, laç e puxe através de 2 alças na ag* (2 alças ficaram na ag); rep de * a * mais uma vez (3 alças ficaram na ag) e então rep de * a * outra vez (4 alças na ag) laç e puxe através de todas as alças na ag - 1 grupo feito, ** 2 corr, faça 1 grupo como antes no seg espaço; rep de ** até o fim da carr, terminando com 2 corr, 1 pa no pb no começo da carr básica, 3 corr, volte, (= 1 pa no começo da seg carr).
2ª Carr: * 1 grupo no espaço de 2 corr, 2 corr; rep de * até o fim terminando com 1 pa na 3ª das 3 corr, 3 corr, volte rep a 2ª carr para formar o padrão.
Na foto abaixo os grupos são executados em rosa.
Começando os Grupos - 1ª Carr: * laç, introduza a ag no espaço, laç e puxe, laç e puxe através de 2 alças na ag* (2 alças ficaram na ag); rep de * a * mais uma vez (3 alças ficaram na ag) e então rep de * a * outra vez (4 alças na ag) laç e puxe através de todas as alças na ag - 1 grupo feito, ** 2 corr, faça 1 grupo como antes no seg espaço; rep de ** até o fim da carr, terminando com 2 corr, 1 pa no pb no começo da carr básica, 3 corr, volte, (= 1 pa no começo da seg carr).
2ª Carr: * 1 grupo no espaço de 2 corr, 2 corr; rep de * até o fim terminando com 1 pa na 3ª das 3 corr, 3 corr, volte rep a 2ª carr para formar o padrão.
Na foto abaixo os grupos são executados em rosa.
Crochê Circular - O emprego do ponto baixíssimo (pbx)
Os pontos são trabalhados em um anel central. Para trabalhar as voltas e fazer o crochê circular, você precisa usar um ponto baixíssimo (chamado daqui em diante de pbx). Este ponto não dá altura ao seu trabalho ou muda a aparência do modelo. Ele possibilita você a unir as peças ou pontos juntos quase que invisivelmente, e é algumas vezes usado para levar o fio para um outro lugar diferente a fim de começar a carreira ou volta nesse lugar. Ele é o mais fácil dos pontos de crochê.
Comece com 8 corr. Mantendo a laç na ag uma com 1 pbx como segue:
Fig 1 - Apanhe a outra extremidade da corr recém-feita, introduza a ag na 1ª destas corr e puxe uma laç através do ponto e da alç na ag - 1 pbx feito.
Fig. 1
Agora você pode começar a Primeira Volta.
Fig 2 - Faça 3 corr (isto leva a sua ag para a altura correta para fazer os pontos altos). Faça 15 pa no anel.
Fig. 2
Fig 3 - Faça 1 pbx como antes na 3ª corr no começo da volta para fazer uma união.
Fig. 3
Emendando outro fio
Esta técnica é usada para emendar fio de um novo novelo ou quando é necessário emendar outra cor no modelo.
Fig 4 - Deixe as ult 2 alças do ponto final na ag, solte o fio velho e apanhe o fio novo.
Fig 4 - Deixe as ult 2 alças do ponto final na ag, solte o fio velho e apanhe o fio novo.
Fig. 4
Fig 5 - Puxe o fio novo através das 2 alças na ag.
Fig. 5
Continue a trabalhar com o fio novo.
Deixe cerca de 5 cm de cada ponta dos fios e costure estas pontas ao avesso do trabalho quando este estiver pronto.
Unindo Motivos
Os motivos podem ser feitos em vários formatos. Algumas vezes eles são usados individualmente ou também podem ser emendados com crochê, ou costurados juntos. As instruções darão sempre os detalhes a você.
Quatro motivos unidos na última carreira de crochê.
Bom queridas, espero realmente ter ajudado...
Ah! Este incrível tutorial eu achei AQUI.
Aguardem novidades, pois postarei gráficos de crochê.
♥ ♥ ♥ Um super beijo!!! ♥ ♥ ♥