Para ser seguidor não precisa ter blog, basta ter e-mail e clicar em participar deste site! Vem!!!

domingo, 23 de setembro de 2012

Coxinha de Galinha

Eu adoro salgadinhos! Mas nunca me aventurei a fazer antes, pois sempre tive medo de não acertar na massa. 
Pesquisei receitas na net, testei algumas, e elegi esta como a minha favorita!
É fácil, prática e deliciosa!!!

A receita que vou passar é para uma massa grande (1 kg. de farinha de trigo), rende em  média umas 30 coxinhas grandes, 150 pequenas, 200 risoles, vai depender do tamanho dos salgados. Mas para iniciantes, eu aconselho fazer a metade.






Vamos à Receita!

Massa:
08 copos (americanos) de água;
02 copos (americanos) de leite;
02 cubos de caldo de galinha;
10 colheres (sopa) de óleo;
8 colheres (chá) de sal; (cuidado com o sal, acrescente aos poucos e vá provando)
01 kg de farinha de trigo.


*Detalhe para a colher do sal que é de chá! 


Preparo

Coloque em uma panela grande, a água, o leite, os cubos de caldo de galinha, o óleo e o sal.

Aqueça até levantar fervura, desligue o fogo e junte toda a farinha de trigo, de uma só vez, vai empelotar, não se preocupe, mexa bem até virar uma grande pelota de massa.

Junte 2 colheres de sopa de margarina (bem cheias) ligue o fogo novamente e com a colher de pau frite a massa até desgrudar da panela.

Despeje a bola de massa sobre uma superfície lisa cubra com um pano de prato e deixe esfriar.

Quando conseguir mexer na massa sem se queimar amasse bem com as mãos até ficar bem lisa e se sobrar algum carocinho de farinha pode tirar, para que a massa fique bem homogênea.

Aí é só enrolar a coxinha com o seu recheio de galinha. Aqui vai uma sugestão:

Cozinhe 2 peitos de frango sem pele com 2 cubos de caldo de galinha. Desfie o frango ou passe pelo processador.

Prepare um refogado com cebola bem picadinha, alho e pimenta a gosto, junte o frango desfiado, acrescente tomate picado e pimentão, milho verde e azeitona picada. Caso goste, acrescente salsa e cebolinha bem picadinha.

Corrija o sal à gosto.
Siga as instruções e tenho certeza que não vai errar.


Dicas:

* Não aconselho guardar a massa na geladeira. É bom fazer todos os salgadinhos e congelar depois de prontos.


  
*Para empanar, bata com um garfo, 2 ovos com um copo de leite. Passe os salgados prontos por essa mistura e em seguida na farinha de rosca.

* Frite em óleo bem quente ou congele, se for congelar, faça com os salgados crus.

*A massa e o recheio ficam prontos em meia hora, mas levam cerca de uma hora para esfriarem. Para modelar os salgados e empanar mais uma hora que perfazem um total de mais ou menos duas hora e meia.


* Com essa massa você pode fazer além de coxinhas, bolinhas de queijo, enroladinhos de salsicha, risoles, ficam ótimos e não dão tanto trabalho quanto as coxinhas. 
 

 




Hummm, que delícia!!!



Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Obrigada pela visita!!
    Achei seu blog uma delicia!!! No sentido real da palavra....kkkkkk
    Beijos,
    Ilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!
      É tudo feito com muito carinho!!!
      Um beijão ! ♥
      Bel

      Excluir
  2. muito suas dicas , mim respondeu tudo q eu quero e ainda mim deu boa receitas.

    ResponderExcluir
  3. muito bom parabéns! vc mim deu a receita q precisava e ainda mim deu a dica de quanto 1kl faz adorei, feliz estou////

    ResponderExcluir
  4. muito suas dicas , mim respondeu tudo q eu quero e ainda mim deu boa receitas.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Só tome cuidado com o sal, vá provando aos poucos.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Estica a massa com um rolo. Use um objeto redondo para cortar, pode ser a boca de um copo. Recheie. aperte as bordas com os dedos e pode finalizar usando o mesmo copo para dar uma acabamento profissional. Como um pastel.

      Excluir
  7. Bom dia ótima sua receita obrigada bjs

    ResponderExcluir
  8. O que seria a medida de um copo americano pode mim passar por ml ?

    ResponderExcluir
  9. O que seria a medida de um copo americano pode mim passar por ml ?

    ResponderExcluir
  10. Menina do céu já fiz várias vezes essa massa para a festinha dos meus filhos,ela serve para todo tipo de salgado, simplesmente maravilhosa ela fica boa com qualquer tipo de recheio eu já fiz bolinha de queijo, calabresa,risole de carne,de pizza,enroladinho de salsicha e a última massa foi para as coxinhas. Muito obrigada por compartilhar sua receita pois salvou meus salgados de não serem uns desastre esse ano. Bjs e que Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que delícia saber que ajudei alguém. Muito obrigada!

      Excluir
  11. Só queria saber com 1kg de farinha de trigo da pra fazer quantos salgagos
    Coxinha
    Risole
    Enrolado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 1 kg. de farinha de trigo, rende em média umas 30 coxinhas grandes ou 150 pequenas ou 200 risoles, vai depender do tamanho dos salgados. Mas para iniciantes, eu aconselho fazer a metade.

      Excluir
  12. Boa tarde. A farinha e sem fermento?

    ResponderExcluir
  13. Perfeito! Só acrescento colocar um pouco de colorau para dar uma corzinha na massa.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia
    Adorei o assunto abordado.
    Quero começar a fazer coxinhas medias, que eu consiga vender no valor de R$ 1,00.
    Sabe me dizer quantas mais ou menos consigo fazer com 1Kg de trigo?
    Eu empano só no leite e na farinha de rosca, porém quando esfria fica mole, queria que ficasse crocante. Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo na água e depois na farinha de rosca ,amei o resultado,super crocrante

      Excluir
  15. Boa tarde! Gostaria de saber qual o tamanho ideal de uma coxinha pra festa?

    ResponderExcluir
  16. Quantas cochinha faço com um kg de trigo de festa

    ResponderExcluir
  17. Jura.eu faço a ótimas.coxinhas.sou.craque. graças à Deus

    ResponderExcluir
  18. Da para fazer um cento de qualquer tipo cm um kg de farinha

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,Gostaria de saber,Quantas coxinhas grandes dá pra fazer com um kilo de trigo?,e quanto eu posso vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em média de 30 a 40 coxinhas grandes. O valor de venda, vai depender da sua região. MAs você pode pegar o custo médio e multiplicar por 3.

      Excluir
  20. Essa receita pode ser frito ou assado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O salgado tradicional é frito. Porém dá para assar também.

      Excluir

Espaço para fazer seu comentário. Agradeço imensamente pela sua visita! Obrigada!

Cadastre-se para receber receitas e novidades por e-mail: